segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Yverdon Les Bains - Suíça


Num fim de semana prolongado de agosto de 2015, eu e meu marido resolvemos alugar um carro e sair de Lausanne onde estamos morando esse ano, parando em alguns lugares da Suíça. 

Escolhemos passar por algumas cidades da parte francesa, mas o foco era conhecer mais o lado alemão, chegando até St. Gallen. Já adianto que não chegamos até St. Gallen, porque foram tantos vilarejos lindos que eu quis ver no caminho que não deu tempo... fica para a próxima...

A primeira cidade em que paramos no dia 14.08.15 foi Yverdon les Bains, segunda mais populosa do cantão de Vaud, depois de Lausanne.

Essa charmosa cidadezinha de cerca de 20 e poucos mil habitantes se situa nas margens do lago Neuchâtel e no passado foi dominada pelos romanos que constuíram diversos banhos termais devido às fontes quentes e sulfurosas econtradas na região.

E Yverdon manteve a tradição, pois até hoje existem os tais dos banhos termais. Eu mesma já fui esse ano em pleno inverno. É muito legal a sensação de estar dentro da água quentinha com um baita frio lá fora, olhando os picos das montanhas cobertos de neve!

O centro termal era muito moderno, limpo e organizado. Paguei 27 CHF por 3 horas, com acesso a todas as piscinas (cobertas e descobertas), banhos turcos, saunas, sala de relaxamento, etc. Segue o link do local: http://www.lavey-les-bains.ch/en

Foto do site: http://www.lavey-les-bains.ch/en
Mas voltando ao centro de Yverdon, a praça principal se chama Place Pestalozzi, onde se destaca o Hotel de Ville, que significa Prefeitura em francês. A construção é do século XVIII. 

Hotel de Ville, a Prefeitura
Nesse dia estava tendo um casamento e a limousine atrapalhou um pouco a minha foto...mas tudo bem, dá para ter uma ideia da beleza e capricho da construção, com todas as janelinhas floridas.


A poucos metros da praça, encontramos o Château d' Yverdon, construído por Pedro II de Saboia, no século XIII.

Hoje parte do castelo abriga um museu de história local e conta um pouco sobre a vida do educador e escritor suíço Johann Pestalozzi (daí a razão da praça principal se chamar Place Pestalozzi), que teve a ideia de montar uma escola para crianças carentes dentro do castelo, aplicando um método revolucionário de ensino que se baseia na personalidade e atributos de cada criança.





  
Por fim, também a poucos metros da praça, há a Maison D' Ailleurs, um museu que abriga mostras temporárias sobre ficção científica. Contém uma biblioteca aberta a pesquisadores.
  
Maison D' Ailleurs

Nossa passagem foi rápida, mas deu para ver, ainda que de fora, as principais atrações! De Yverdon fomos para Neuchâtel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário